quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vestido para Noivas Deficientes

É muito raro encontrar uma mulher que não sonhe com o dia do seu casamento, muitas vezes esse sonho é algo antigo que vem desde a infância. E a parte mais importante desse momento, além do seu companheiro é claro, é sem dúvida o vestido de noiva. Quando a noiva em questão é uma cadeirante ou mesmo uma mulher com outra deficiência, esse sonho não muda em nada, e nem tem que mudar.
A professora de tecnologia em gestão de moda do Senai do Paraná, Leny Pereira criou alguns modelos de roupas que foram pensados para as pessoas com paralisia cerebral ou dificuldades de controlar os movimentos. A ideia de explorar esse mercado veio a partir de pedidos de pessoas com deficiência e que geralmente têm muita dificuldade na hora de se vestir, tendo sempre pedir ajuda a terceiros, ou ainda tendo que fazer ajuste para que a peça de roupa possa entrar.

O vestido de noiva criado por Leny tem basicamente duas peças que podem customizadas conforme o desejo da noiva. O modelo é composto por uma saia e uma blusa. A blusa tem uma abertura lateral, e pode se desdobrar em varias partes para melhor se adaptar num corpo que tenha algum tipo de atrofia. A roupa se adapta melhor ao corpo, além de ser bem mais fácil de vestir do que os modelos tradicionais. Mesmo uma noiva deficiente poderá se vestir sozinha.

O modelo tem basicamente a mesma estrutura mais pode ser adaptada a necessidade de cada noiva, a depender da deficiência da mesma. A abertura do vestido é larga o suficiente para que a noiva possa passar os braços para dentro, a abertura da cintura também é toda projetada, os fechos do vestido são colocados num local onde seja possível que ela se vista sem precisar de ajuda.

O conforto das peças também é levado em consideração, os tecidos têm que ser leve, o forro não pode ser muito quente, e todo o material usado tem que ser pensado no bem estar da noiva. Os modelos custam em média de R$1.800, mas o valor pode aumentar de acordo com os tecidos usados, bordados e detalhes usados.

O importante é pensar que noiva é sempre noiva, independente de religião, classe social, condição física, ou qualquer outro tipo de classificação, o dia do casamento é sem dúvida um dos momentos mais marcantes da vida, único e especial para todas as noivas, sem nenhum tipo de distinção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário